NOS 20 ANOS DA MORTE DO AUTOR DE «PORTUGAL, RAZÃO E MISTÉRIO», CORRESPONDÊNCIA ENTRE ANTÓNIO TELMO E ANTÓNIO QUADROS, EM «CONFLUÊNCIAS», 5.º VOLUME DOS «CADERNOS DE FILOSOFIA EXTRAVAGANTE»

DGI-F43 4-34a AQuadros-ATelmo

“Como pôde pensar que fiquei decepcionado? Não tem a certeza de que o seu livro [II vol. de Portugal, Razão e Mistério] é a reflexão mais completa, mais rica, e uma das mais inteligentes, ao lado da de Bruno e de alguns raros, que se fizeram entre nós sobre História de Portugal?

Fiquei, pelo contrário, muito contente por ver que ali mesmo onde os nossos adversários se julgam seguros e fortes, no domínio da história, v. os  derrota, tendo achado todos os documentos necessários e ligado, sem nada forçar, os factos entre si para levantar a visão. Aprendi muito com o seu livro. Já o li três vezes, como sempre faço aos livros que me interessam e entusiasmam.”

Carta de António Telmo para António Quadros, de 30 de Junho de 1987

____________ 

Quando se assinalam 20 anos sobre a partida de António Quadros (e, bem assim, 90 sobre o seu nascimento), o Círculo António Telmo e a Fundação António Quadros conjugam esforços em mais uma parceria e dão a conhecer a correspondência trocada entre os dois filósofos, num acervo de cerca de trinta cartas, formado a partir dos respectivos espólios, que sairá a lume em «Confluências», 5.º volume dos Cadernos de Filosofia Extravagante. Documento iluminante do alto e exemplar diálogo filosófico em que se espelha a amizade sem mácula que uniu os dois mestres, porventura os mais lídimos discípulos de Álvaro Ribeiro, este conjunto, de que aqui publicaremos, nos próximos meses, alguns curtos excertos ilustrativos, constitui, aliás, uma constante profissão de fé na superioridade do magistério alvarino, em  exercício de clarificação e rectificação dentro do campo espiritualista e providencialista da tradição filosófica portuguesa.  

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s