NOS 20 ANOS DA MORTE DO AUTOR DE «PORTUGAL, RAZÃO E MISTÉRIO», CORRESPONDÊNCIA ENTRE ANTÓNIO TELMO E ANTÓNIO QUADROS, EM «CONFLUÊNCIAS», 5.º VOLUME DOS «CADERNOS DE FILOSOFIA EXTRAVAGANTE»

DGI-F43 4-34a AQuadros-ATelmo

“Há 5 ou 6 meses, uma Assistente da Faculdade de Letras, Maria das Graças Moreira de Sá (nada a ver com o outro), convidou-me para ir falar sobre o Pascoaes a um grupo de alunos de Cultura Portuguesa. Encontrei um anfiteatro cheio, de alunos e alguns professores interessadíssimos. Estive lá quase 3 horas.  

Na minha exposição sobre o poeta, li várias passagens do seu capítulo sobre ele na História Secreta, aliás um dos melhores, senão o melhor texto dedicado a Pascoaes. Alguns conheciam já o seu livro. Creia: nós temos uma influência subterrânea muito maior do que podemos imaginar. E você tem muita!”  

Carta de António Quadros para António Telmo, de 29 de Janeiro de 1987

____________ 

Quando se assinalam 20 anos sobre a partida de António Quadros (e, bem assim, 90 sobre o seu nascimento), o Círculo António Telmo e a Fundação António Quadros conjugam esforços em mais uma parceria e dão a conhecer a correspondência trocada entre os dois filósofos, num acervo de cerca de trinta cartas, formado a partir dos respectivos espólios, que sairá a lume em «Confluências», 5.º volume dos Cadernos de Filosofia Extravagante. Documento iluminante do alto e exemplar diálogo filosófico em que se espelha a amizade sem mácula que uniu os dois mestres, porventura os mais lídimos discípulos de Álvaro Ribeiro, este conjunto, de que aqui publicaremos alguns curtos excertos ilustrativos, constitui, aliás, uma constante profissão de fé na superioridade do magistério alvarino, em  exercício de clarificação e rectificação dentro do campo espiritualista e providencialista da tradição filosófica portuguesa.  

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s