DE JOAQUIM DOMINGUES PARA «CONFLUÊNCIAS», 5.º VOLUME DOS «CADERNOS DE FILOSOFIA EXTRAVAGANTE»


IMG_2544

“Em boa verdade, todas as casas são ou podem ser dos ‘bispos’, que, saindo cada um da sua, ao lado da do ‘rei’ ou da ‘rainha’, se deslocam, ora nas casas pretas ora nas brancas. É significativa esta designação dada no âmbito da cultura europeia medieval àquela peça que, no complexo sistema das regras do jogo do xadrez, tem, se assim podemos dizer, a acção mais subtil. Movendo-se apenas nas linhas diagonais da respectiva cor, fora das quais não tem influência, o seu poder cresce conforme se aproxima do centro do tabuleiro; onde fica, contudo, mais vulnerável.

Na vida real, a verdadeira casa do bispo está na sé ou catedral, o templo onde tem a sede ou a cátedra, a partir da qual preside à vida da comunidade, em especial nos actos litúrgicos maiores e na doutrinação. Coberto pela mitra e empunhando o báculo, assume a função do pastor que guia o seu rebanho com as palavras da fé, cuja graça recebe do alto, para a espalhar como fonte de vida. Regularmente sagrado, de acordo com a tradição, ele detém a plenitude do poder de ligar e desligar, o poder das chaves, que figura na emblemática do chefe do colégio apostólico.”

____________

A figura de Dom Belchior Beleago, o Bispo da Casa da camonina Piscosa onde o Círculo António Telmo está, desde 23 de Março, sediado, motivou a  Joaquim Domingues uma breve mas valiosa investigação histórica, que muito vem enriquecer a memória sesimbrense e o sentido das coisas télmicas. Será publicado em Confluências, quinto volume dos Cadernos de Filosofia Extravagante. Por ora, antecipamos ao leitor os parágrafos introdutórios deste escrito. 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s