DE PINHARANDA GOMES PARA «CONFLUÊNCIAS», 5.º VOLUME DOS «CADERNOS DE FILOSOFIA EXTRAVAGANTE»

pinharanda gomes2“Na multiplicidade bibliográfica abundam os estudos de carácter geral, olhando para a generalidade ou especialidade da obra leonardina. Nós, porém, e neste instante, recebemos o apelo para celebrar o primeiro centenário da publicação de O Criacionismo e, quanto a este apelo entendemos que poderia ser de eventual interesse considerar a forma como quatro dos principais discípulos de Leonardo leram e interpretaram o primeiro livro do Mestre, apenas o primeiro livro, com exclusão dos outros ou de todos em conjunto.

A edição, pelos condiscípulos desejadíssima, do estudo intitulado O Pensamento Filosófico de Leonardo Coimbra, de José Marinho, datado de 1945, ainda se encontrava em finalização, embora “quase terminado”, quando, em Janeiro de 1946, (10.º aniversário da morte de Leonardo) escreveu a Leonardo Coimbra Filho, a desculpar-se de não ter comparecido nas cerimónias religiosas. A edição incluiu nas páginas iniciais uma “Advertência ao Leitor”, em que evocou os contributos de Álvaro Ribeiro, Delfim Santos e Sant’Anna Dionísio.

Neste breve elenco dispomos do ponto de vista segundo o qual estes eram, com ele, os discípulos acerca dos quais José Marinho não tinha dúvidas quanto à discipularidade e quanto à relevância operativa dos três condiscípulos, sem prejuízo dos muitos que testemunharam, em devido tempo, admiração, amizade e apreço pela pessoa e pela obra do filósofo criacionista. Dispomos de elementos que nos habilitam a crer que, o mais tardar em 1936, estes discípulos iniciaram os estudos da obra Leonardina.”  

____________

Pinharanda Gomes dedica à memória dos filósofos seus compatrícios António Telmo e Orlando Vitorino o extenso e valioso ensaio intitulado “A Leitura de “O Criacionismo” por Quatro Discípulos de Leonardo Coimbra”, destinado a Confluências, quinto volume dos Cadernos de Filosofia Extravagante, e que o extracto precedente de algum modo resume.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s